SOEK ARQUITETURA | SOEK@SOEKARQUITETURA.COM | +55 11 97626-9700

  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Concurso UBS Gurugi

 

Conde / PB

2019

600m2

Projeto para a UBS Quilombola do Gurugi se desenvolveu a partir da importância deste equipamento dentro da comunidade e nas implicações decorrentes da sua implantação. 

Inserida em seu contexto, a UBS servirá, não só como um equipamento de uso específico da saúde, mas como um marco da reinvindicação territorial e da própria comunidade em Gurugi. A partir desta premissa, o projeto se desenvolveu sobre duas vertentes distintas, mas complementares entre si. O conceito de um equipamento público, capaz de exercer sua função de unidade básica de saúde de maneira eficiente, e além deste um espaço de apropriação da comunidade, suficientemente flexível para atender as demandas desta nos mais variados e possíveis usos. 

 

Para atingir este objetivo o projeto utilizou de dois dos elementos mais básicos da arquitetura, o muro e a cobertura. Quatro muros foram dispostos no terreno paralelamente de forma a criar três vazios entre eles. Nestes muros foram criados nichos e aberturas para que seja possível a passagem entre eles e usos além da divisão de ambientes. Nos vazios laterais foram dispostos os programas da UBS, salas de atendimento, sanitários, depósitos, etc., enquanto no vazio central, mais largo que os adjacentes, foi criado um ambiente único, aberto e permeável, marcado apenas por uma cobertura cuja fachada inferior é revestida por galhos de pau de mato e que permitem a passagem de luz em todo o seu perímetro. 

 

Neste foyer aberto, foram dispostos bancos em concreto que junto do espaço livre coberto servirá como espaço para acolhimentos de usuários da UBS e uma área flexível capaz de ser utilizada para palestras, reuniões e eventos relativos aos tópicos da UBS ou da própria comunidade. Esta área junto da horta localizada no terreno seriam abertos 24 horas por dia, todos os dias da semana à comunidade.